Skip to content

AS PLANTAS E O TEMPO SECO

Outro dia estava lendo uma reportagem e achei que seria legal compartilhar algumas informações aqui com vocês. O tempo seco coincide com as baixas temperaturas do outono e do inverno. E nessa época de estiagem, é essencial tomar certos cuidados para que as plantas fiquem saudáveis.

A irrigação das plantas nesta época não precisa ser maior, mas é indicado molhar as plantas na parte da manhã para que a espécie tenha o dia todo para absorver a umidade. Para as plantas em vasos, vale sempre a dica de colocar o dedo sobre o solo: se a terra grudar nos dedos, não é hora de irrigar. Caso contrário, molhe com a quantidade suficiente para que o torrão da planta receba a água, distribuindo-a por todo o vaso de forma suave.

Muita atenção com as podas, pois não são indicadas no período de estiagem. O corte estimula as brotações que podem ser danificadas pelo frio. Para as plantas que florescem no outono e no inverno (como a camélia, as azaleias e os jasmins amarelos), a poda nesta época é ainda mais prejudicial porque restringe o crescimento das flores.

A adubação é sempre melhor aproveitada quando a planta está com sua atividade orgânica acelerada, o que ocorre nos períodos mais quentes e úmidos (seja a umidade natural ou proveniente da irrigação). Contudo, para as plantas citadas acima, que dão flores no outono e no inverno, a adubação estimula a floração. Nesse caso, use fertilizantes orgânicos, como húmus de minhoca ou esterco de galinha.

IMG_10411

jardim

Informações retiradas do site: http://mulher.uol.com.br/

Published inPaisagismo

One Comment

  1. Dilse Tetour Dilse Tetour

    Estou encantada com as fotos e textos esclarecedores.
    Continue florindo nossos caminhos!
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *