Skip to content

5 PLANTAS COM NOMES CURIOSOS

Plantas são levadas de uma cidade para outra,  de um país para outro ou mesmo de um continente para outro. Nas suas novas localidades essas plantas acabam recebendo novos nomes…que chamamos populares…!!!

Em contraste com os nomes populares, os nomes científicos são universais.

O nome popular das plantas diz muito sobre elas. Podem justificar alguma característica ou revelar particularidades de seu comportamento.  A seguir alguns exemplos e histórias por trás de algumas espécies bastante conhecidas.

1 – Gloriosa: O nome-adjetivo combina perfeitamente com esta trepadeira da família do lírio. Suas flores, vermelhas e amarelas, são muito vistosas. Sofrem uma torção, ou seja, os estames ficam totalmente à vista sob as pétalas recurvadas. Aparecem na primavera e no verão.

gloriosa-rothschildiana-red-yellow-semente-flor-para-mudas-7895-MLB5292253066_102013-F

2 – Brinco-de-princesa: As flores pendentes justificam o nome popular desta herbácea cultivada a pleno sol em vasos e jardineiras. Saiba que a cor fúcsia surgiu após a designação científica do brinco-de-princesa.

138697_Papel-de-Parede-Brinco-de-princesa_1440x900

3 – Dama-da-noite: O perfume forte, exalado à noite, assim que as flores se abrem, é um atrativo a mais para a polinização, feita por mariposas. Não é à toa que esta trepadeira ganhou o título de dama-da-noite. Floresce várias vezes por ano e é cultivada em parques e jardins, cobrindo cercas.

dama-da-noite.jpg-1.jpg-4

4 – Flor-da-paixão: O nome popular da flor do maracujá foi dado por monges e está associado à paixão de Cristo. Isso porque a flor tem uma franja que remete à coroa de Jesus e cinco estames que simbolizam suas chagas.

BXK17007_flor-de-maracuja_jundiai_sp_-br_julho-2005_br-072800

5 – Dinheiro-em-penca: O nome sugestivo está relacionado ao crescimento rápido desta herbácea com folhas em forma de moeda. É freqüentemente usada em projetos de Feng Shui para atrair prosperidade. Utilizada como forração, à meia-sombra, forma volumosos canteiros e, em vasos, ganha aspecto pendente.

callisia_repens

Published inPaisagismo

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *