Skip to content

ESCADAS NO JARDIM

Quando vamos projetar o jardim de uma casa é muito importante levar em conta a topografia do terreno. Em casos onde temos espaços com níveis diferentes, as escadas são importantes elementos para transpor esses níveis. Elas vão servir de ligação entre as partes do jardim e da casa, por isso merecem certa atenção.

As escadas de um jardim podem ser um elemento paisagístico interessante do projeto. Elas devem ser dispostas de forma harmônica pelo terreno e construídas de preferência com o mesmo tipo de material utilizado no restante do jardim.

0,,33478566,00

3_6

07-gramado-amplo-e-caminhos-graciosos-compoem-o-jardim

09-gramado-amplo-e-caminhos-graciosos-compoem-o-jardim

Como o jardim é um espaço de contemplação e beleza, dê preferência a degraus largos e baixos, que transmitem suavidade ao local. Se o desnível do terreno for grande, projete a escada com algumas curvas, isso dará mais suavidade ao ser contorno. Se não for possível, ou se preferir, faça a escada reta…mas com patamares maiores, onde você pode colocar um banco para descanso e para apreciação do jardim.

Para a escolha do material, leve em consideração o estilo do jardim e do restante do espaço. É importante também não usar materiais muito lisos e escorregadios, ou que possam formar poças d’água.  Como opções temos as pedras São Tomé e Miracema, madeira, dormentes, tijolos ou até mesmo a própria grama.

5254768

Escada na área externa 5

Escada na área externa 11

escada-do-jardim_265734

escada-personalizada-27-vegetacao-800x600

Você pode colocar algumas espécies de plantas entre os degraus da escada…desde que a forração não cresça muito. Aproveite para contornar e ladear a escada com belas plantas, assim ela se mescla ao jardim…formando um conjunto harmonioso.

Published inDesignPaisagismo

One Comment

  1. Que lindas!!!! Amei, vou planejar a minha escada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *